A nossa vida é uma seqüência infinita de decisões. A cada instante, para viver, cada um de nós tem que tomar decisões, com graus variados de importância, que passam a modelar o nosso comportamento de forma marcante, gerando conseqüências para os outros e para nós mesmos, automaticamente, pois que o homem não vive isoladamente, mas em sociedade, com dependência de uns para com os outros. É o uso do livre-arbítrio, da liberdade de viver, que Deus sabiamente nos concede.
O ato decisório está intimamente ligado às escolhas seletivas que fazemos nas ações de cada segundo. Abrange pequenas e grandes coisas como, por exemplo, decidir (escolher) o tipo de alimento que vamos ingerir nas refeições do dia a dia; o tipo de condução que vamos utilizar para ir de casa para o trabalho (ônibus, táxi, trem ou metrô), ou se vamos ou não casar dom determinada pessoa; se vamos abraçar esta ou aquela carreira profissional, e assim por diante. Tomada a decisão, escolhido o que vamos fazer, só nos resta aguardar as conseqüências dos nossos atos, que um dia virão.
Algumas decisões são tomadas quase que instintivamente, sem sequer nos apercebermos que estamos decidindo, ou seja, fazendo uma escolha, toda decisão gera um efeito!! ex: Mesmo quando "ensaiamos", como o namorado que se prepara para dizer "Eu te amo"!, não há garantias totais. O namorado não pode estar totalmente certo de que vai fazê-lo, porque ela pode não dar oportunidade para ele falar, pode ter um imprevisto e adiar o encontro...Como você certamente pôde perceber, de fato tomamos decisões para longo, médio e curto prazos e ainda para aquele futuro logo ali na frente, bem perto do agora. O ponto aqui é que a vida, o curso dos acontecimentos e das ações podem ser previstos apenas em parte, os detalhes de cada ação e por vezes até um curso completo de ação necessariamente devem ser definidos no momento presente!! então esteja pronto sempre a tomar decisões em sua vida,Se você está chegando agora, seja bem-vindo(a) à dinâmica da vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário